1) A primeira frase precisa prender a atenção do ouvinte. O lead não pode iniciar por elementos de tempo ou lugar.
2) Pela característica atemporal, as reportagens especiais podem prescindir do lead clássico e do formato da pirâmide invertida. Nesse caso, as respostas às perguntas básicas do jornalismo surgem dispersas ao longo da reportagem. É que alguns chamam de "lead em Z".
3) É importante que o texto seja preciso, coloquial e conciso.
4) O texto deve estar na ordem direta: sujeito + verbo + predicado.
5) Evite usar verbos no futuro do presente, prefira o modo composto ou o presente do indicativo. Por exemplo: use vai viajar ou viaja, e não viajará. É mais coloquial e próximo ao jeito que falamos no cotidiano. Use o verbo no passado quando for importante para a clareza da informação.
6) Cuidado com o uso de adjetivos. Um fato descrito como sensacional ou dramático pode não ser sensacional ou dramático para o ouvinte. Dê preferência aos verbos.
7) Para evitar repetições de nomes no texto, faça o desdobramento do conjunto cargo-nome. Porém, isto só pode ser feito quando apenas uma fonte expõe suas opiniões, e sempre com o cargo aparecendo primeiro.