segunda-feira, 28 de março de 2011

A diferença entre off-the-record e not for atribution

Muitas vezes a gente fica na dúvida sobre como lidar com as declarações da fonte, ainda mais quando ela é dada em off. Afinal, o que é isso? Na última aula o professor deu umas dicas para os alunos e explicou o que significa o off para os jornalistas brasileiros, e a diferença entre off-the-record e not for atribution.


O jornalista deve encarar a declaração em off como um indicativo, uma pista que determinada fonte dá para que o repórter avalie se uma matéria vale a pena. O off ainda pode significar uma confirmação ou complementação de uma apuração em andamento.

Sobre o off, o jornalista Luiz Cláudio Cunha lembra que “o off da fonte é sempre preservado quando está em jogo a segurança da informação, a integridade da fonte, o interesse da sociedade”.

Mas, e a diferença entre off-the-record e not for atribution?

Aqui no Brasil esses conceitos relacionados a fonte se misturam, mas no exterior a diferença é clara. Uma declaração off-the-record significa confidência total: ela não deve ser publicada. Já o conceito not for atribution significa a não divulgação da fonte, porém a informação está liberada.

Ainda há a declaração on the Record. Nessa não hesite: se a informação for relevante você deve publicá-la e com atribuição direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário