quinta-feira, 19 de maio de 2011

7 dicas para uma boa pauta

1) A pauta é o que vai guiar o jornalista ao longo da reportagem, mas não deve ser considerada imutável. A pauta pode, e deverá, sofrer modificações durante a apuração e o repórter precisa estar atento às sutilezas desse caminho imprevisto.

2) A pauta deve começar a ser pensada através de um tema que seja novo e relevante para a sociedade. Preferencialmente próximo ao público, pois isso torna a reportagem mais interessante ao ouvinte.

3) Um tema pode ser muito amplo para ser objeto de uma única reportagem. O repórter deve pensar um foco dentro deste tema. 

4) Efemérides podem ser um bom gancho para matérias frias.

5) Enquanto faz a pauta, o repórter deve imaginar que título a matéria teria se realmente fosse feita. Se estiver difícil, é porque ainda tem só um tema. 

6) O texto da pauta deve ser informativo e sucinto, com lead e sublead, sugerindo perguntas, exemplificando fontes e com o material pesquisado durante a pré-pauta em anexo.

7) para montar a pauta tente responder a três pontos: 
a_ O que eu quero contar para o leitor?
b_ Para contar isso ao leitor, que informações são necessárias? Preciso apresentar números? Quais? Preciso dar uma perspectiva histórica? Encontrar personagens? Levantar diferentes pontos de vista sobre o assunto?
c_ Quem pode me dar essas informações? Quem devo ouvir para levantá-las?


*Com ajuda do pessoal do blog Novo em Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário