domingo, 22 de maio de 2011

Outras características da rádio all news



A programação em grade das rádios, chamada de grade generalista, tem as características de linearidade e um público heterogêneo _ que varia de acordo com o horário. Nesse tipo de programação das rádios convencionais, há uma espécie de compromisso com hora marcada para começar e terminar, conhecido lá fora como 'pegue agora ou largue para sempre', ou seja existem programas específicos dentro da programação que interessam a determinado ouvinte.

Em contrapartida, a edição em fluxo contínuo _ característica principal da programação das rádios all-news _ funciona baseado no conceito chamado clock, em que um novo noticiário, com novas informações, é transmitido a cada período de tempo: por exemplo, na Band News FM o clock é de 20 minutos (em vinte minutos tudo pode mudar); na CBN o clock é de 30 minutos.

Repare esse exemplo de clock, para entender melhor:



Outras características da rádio all-news são:  rotação, público homogêneo, enunciado sem começo nem fim, 'pegue quando quiser', a programação é basicamente a mesma durante todo o dia. No entanto, manter 24h com notícias no ar é difícil e nos leva a uma contradição. A notícia corre o risco de ser repetida em algum momento durante a programação, porque não se pode parar a transmissão. É o dilema: quantidade X qualidade.


A repetição do enunciado é um fenômeno inédito que coloca em questão um dos pilares conceituais do jornalismo, a revelação da novidade. O rádio all-news não transmite apenas news, mas também uma dose considerável de informações já sabidas, cujo valor de uso para o ouvinte caduca pela repetição. Não resta dúvida que tal caducidade, embora admitida pela expectativa de uma audição por tempo limitado, não é desejável, e que no acirramento da concorrência levará a melhor em frequência de audição uma emissora que consiga reduzí-la em relação às demais. Ocorre que o pressuposto para o perfeito funcionamento do fluxo é a abundância de produção, e a possibilidade desta abundância é limitada por razões econômicas.

Não podemos esquecer de um conceito fundamental da rádio all-news, o de utilidade instantânea e uma consequente vocação para coberturas ao vivo. A nova estratégia obedece a uma lei de mercado que caracteriza cada vez mais a oferta radiofônica com base na sua utilidade instantânea. E, assim, altera significativamente o papel do ouvinte na situação comunicativa: antes passivo diante de uma forma estabelecida pela enunciação, torna-se agora co-participante na delimitação do enunciado. As emissoras de formato all-news entendem que seu ouvinte permanece apenas por um curto período de tempo. Então, para garantir a audiência, estas rádios estão normalmente localizadas em grandes áreas urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário