sábado, 7 de maio de 2011

Jornalistas no Facebook

As mídias sociais surgiram como sites de relacionamento, mas se tornaram também grandes fonte e canal de notícias para jornalistas do mundo todo. 

Prova indiscutível foram as recentes revoltas no mundo árabe, quando milhões de pessoas sairam às ruas em vários países do norte da África e Oriente Médio para protestar contra governos autoritários. As mobilizações foram organizadas com ajuda do Facebook, Twitter e mensagens enviadas por celulares.

Da mesma forma, a imprensa internacional acompanhou o andar dos eventos através destes novos meios digitais de comunicação. No começo do ano, manifestantes egípcios, por exemplo, criaram grupos nas redes sociais para divulgar vídeos e informações sobre os protestos e as respostas violentas do governo.

Com mais de 500 milhões de usuários no planeta, o Facebook foi a principal escolha de canal de comunicação dos manifestantes. O site é considerado hoje uma das ferramentas de mídia social mais poderosa no mundo.

Foi tema de filme ("A Rede Social"), indicado ao Oscar de 2011, e tem valor de mercado estimado em US$ 50 bilhões. É a terceira maior empresa da internet, atrás só do Google e da Amazon.

Agora, o potencial multiplicador do site pode ser explorado em dobro por jornalistas. A página "Journalists on Facebook" (Jornalistas no Facebook) permite criar páginas próprias para serem atualizadas com conteúdos como textos, vídeos, fotos e links.

Uma espécie de blog no Facebook. Com a vantagem de você poder compartilhar todo este conteúdo diretamente com seus amigos também cadastrados no Facebook, além de atrair fãs e novos leitores a partir da sua rede de contatos.

Dá para postar a cobertura de eventos, viagens ou investigações jornalísticas. Uma boa opção para jovens repórteres treinarem redação, edição e publicação online de matérias e jornalistas escreverem de forma independente sobre os temas que lhe interessam e em contato direto com o público, que pode enviar críticas e sugestões sobre as reportagens.


(Copiado do blog Novo em Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário