segunda-feira, 9 de maio de 2011

7 dicas pra ajudar na hora da entrevista

Tem gente que diz que a entrevista é a chave para a boa reportagem. Na semana passada discutimos a entrevista, com base no livro ‘Manual de Radiojornalismo’. Nele Heródoto Barbeiro é categórico: “Boas entrevistas são as que revelam novos conhecimentos, esclarecem fatos e marcam opiniões”.

Como sempre, o repórter precisa se informar antes da entrevista, “repórter desinformado dificilmente escapa de ser manipulado pela fonte”. E também, como diz Juca kfouri, há uma espécie de disputa entre entrevistado e entrevistador: quanto mais o jornalista sabe da fonte, parece que mais ele quer falar sobre si _ pra demonstrar que da vida dele quem sabe mais é ele próprio.

7 dicas pra ajudar na hora da entrevista

1) A pergunta deve ser objetiva, sempre tentando se colocar no lugar do ouvinte: o que é considerado mais importante sobre o assunto? O que o ouvinte perguntaria ou gostaria de saber?

2) Preste atenção na resposta, ela pode levar a outras perguntas. Ou mais: “uma resposta pode levar o assunto para um tema mais importante que o preestabelecido”.

3) Pergunte ao entrevistado, antes do bate-papo, o jeito certo de dizer o nome dele.

4) “Não interrompa o entrevistado sem que ele conclua o pensamento”.

5) “O entrevistado não deve ser enganado sobre o tema da entrevista”. E também lembre-se: “ entrevista não é linchamento. O entrevistado tem o direito legal e ético de não responder a determinada pergunta e até mesmo de não dar entrevista”. Para Ricardo Kotscho, a gente nunca deve ir com idéia já feita sobre a entrevista.

6) “Não se podem aceitar perguntas previamente apresentadas pelo entrevistado ou por sua assessoria de imprensa”.

7) Leia jornais todos os dias. Aliás, leia o máximo que puder todos os dias. Fica muito mais fácil falar sobre o que você conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário