terça-feira, 17 de maio de 2011

Características da rádio all news

O professor Eduardo Compan chegou, semana passada, num ponto crucial da disciplina: a rádio all news. Para Luiz Artur Ferraretto, autor do livro Rádio: o veículo, a história e a técnica, este tipo de formato informativo pode ser dividido em três: “all-news, exclusivamente voltado à difusão de notícias; all talk, em que preponderam a opinião, a entrevista e a conversa; e talk and news, no qual há uma mescla dos anteriores”. 

A rigor, então, nossas rádios com notícias 24h podem ser definidas como sendo ‘talk and news’, e não simplesmente ‘all news’.

O modelo que chamamos de all news precisou ser ‘aculturado’ à tradição do radiojornalismo brasileiro, seja adotando maior flexibilidade da programação em relação à incorporação de subgêneros que superam a notícia clássica no caminho de um rádio informativo de maior espectro (MEDITSCH, 2001), seja quebrando a rigidez temporal dos módulos para dar entrada às transmissões ao vivo e acolher uma linguagem mais coloquial e próxima da oralidade, como tem sido feito na experiência da BandNews FM

Contexto histórico

O formato all-news aparece como uma opção para as emissoras brasileiras não só pelo histórico internacional de sucesso, mas também como um desdobramento lógico do processo de segmentação que se intensificou a partir dos anos 70 do século passado. A segmentação, que era até o momento uma tendência baseada, principalmente, na divisão entre música nas FMs e informação, serviços e esportes nas AMs (e dentro dessas, entre programação para a elite ou popular), passa a ser imperativa na sobrevivência das emissoras dos mercados mais competitivos. Sobre as características de produção, podemos afirmar que as potencialidades do meio, como a agilidade e a mobilidade são observados no modelo all-news, caracterizando a velocidade e imediatismo que diferenciam a cobertura radiofônica.

Com informações e colando das anotações do professor, amanhã outras informações sobre rádio all news.

Nenhum comentário:

Postar um comentário