quarta-feira, 13 de abril de 2011

A informação no rádio

Ontem o professor propôs uma atividade prática aos alunos: redigir ou uma reportagem para rádio, ou um boletim, ou um flash, ou uma edição extraordinária _ pra ser entregue na próxima aula. Além dessas, existem outras formas de classificar as transmissões informativas.

Mas, afinal, o que significa cada um desses conceitos?

Seguindo a ordem da autora Gisela Ortriwano, vamos começar pelo flash.

Flash
O flash ‘é um acontecimento importante que deve ser divulgado imediatamente em função de sua oportunidade. Esse tipo de entrada, por definição, se dá ao vivo’. Para um flash bem feito, o repórter precisa indicar marcas de tempo e espaço. Por exemplo: aqui, neste momento acontece, há pouco, hoje, amanhã.... Tanto melhor será o flash, quanto mais o repórter se aproveitar do imediatismo do rádio.

Edição extraordinária
Segundo Gisela, a ‘edição extraordinária também se refere a acontecimentos importantes, cuja divulgação é oportuna, interrompendo qualquer programa’ _ a notícia não pode esperar o próximo horário. É este o ponto mais importante do chamado breaking news. Na edição extraordinária a informação dada costuma ser preliminar, o repórter ainda não tem muitas informações. É a mesma lógica usada pela agência de notícias: o jornalista divulga a informação mais importante primeiro e vai apurando.

No livro Jornalismo de Rádio, Milton Jung, apresentador do jornal da CBN, dá um ótimo exemplo do que é uma edição extraordinária (ou plantão).

São 9 horas e 56 minutos.Um avião bateu nas torres do World Trade Center, há poucos instantes, em Nova York. O prédio está pegando fogo. De acordo com informações de uma testemunha ocular, teria sido um Boeing 737, mas esta informação ainda não foi, oficialmente, confirmada. Daqui a pouco, traremos outras informações sobre este acidente: um avião bate em uma das torres do World Trade Center, em Nova York.

Boletim
O boletim, também chamado de síntese noticiosa, é um ‘noticiário apresentado com horário e duração determinados, com característica musical de abertura e encerramento, texto elaborado e montagem dos assuntos a serem tratados, que podem abranger tanto o noticiário local como nacional e internacional.’ Nada melhor que um exemplo pra gente entender melhor o que é:


Existem outras formas de classificar as transmissões informativas, segundo Gisela:
Especial: programa que analisa um determinado assunto, seja por sua grande importância e atualidade, seja por seu interesse histórico. Pressupõe pesquisa aprofundada sobre o tema.
Jornal (alguns chamam de radiojornal): é o tradicional ‘jornal falado’ das emissoras, que tem por função cobrir o último período informativo entre uma emissão da espécie e outra.
Informativo especial: informações sobre fatos de um mesmo campo de atividade, em que apenas interessam as notícias referentes àquele setor. O caso mais comum é o dos noticiários esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário