terça-feira, 26 de abril de 2011

Outras características do rádio

Já disse aqui que o rádio é, entre os meios de comunicação de massa, o mais popular e o de maior alcance. Não só no Brasil como em todo o mundo. Pelo rádio, populações que não tem acesso a informação, seja por motivos geográficos, econômicos ou culturais, recebem notícias pelo rádio.

"Este status foi alcançado por dois fatores congregados: o primeiro, de natureza fisio-psicológica _ o fato de o homem ter a capacidade de reter a mensagem falada e sonora simultaneamente com a execução de outra atividade que não a especificamente receptiva; o outro, de natureza tecnológica _ a descoberta do transistor", palavras de Luiz Beltrão, em Jornalismo pela televisão e pelo rádio: perspectivas.

Outra característica que o torna popular, é o fato de não ser preciso que o ouvinte seja alfabetizado. O rádio também tem uma presença de regionalismo: "tendo menor complexidade tecnológica, permite a existência de emissoras locais", segundo Gisela Ortriwano.

Através do rádio, os fatos também podem ser transmitidos no mesmo momento que acontecem e a mensagem precisa ser recebida no instante que é transmitida. São os conceitos de imediatismo e instantaneidade, explicados por Gisela. É por isso que o rádio é o veículo de informação preferencial de setores letrados da população: graças a rapidez na transmissão e ao imediatismo.

Veja também: Rádio: uma mídia pra todos

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