sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jornalistas no Cinema

Hoje é sexta-feira, viva!

Para aqueles que gostam sempre de ver filmes no fim de semana, faço uma lista de longas sobre jornalistas ou sobre o próprio jornalimo. Ah, com a ajuda do Novo em Folha.

O primeiro da lista é O Solista, com Robert Downey Jr. e Jamie Foxx. O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia na famosa escola de artes Juilliard, de Nova York. Nathaniel foi descoberto nas ruas de Los Angeles pelo jornalista Steve Lopez, que escreveu o livro homônimo sobre a vida do artista.

Outra dica é o famoso A Montanha dos Sete Abutres, com Kirk Douglas. Também tem o bom Boa Noite, Boa Sorte, trama que traz a história do jornalista da CBS Edward R. Murrow e sua crítica ao senador McCarthy (macartismo)durante a Guerra Fria. O filme mostra, sobretudo, que a postura ética no jornalismo é capaz de combater os mais nebulosos interesses políticos e empresariais.

Frost/Nixon também é bem legal. A história do filme começa quando uma série de novos documentos provam a participação de Richard Nixon no Escândalo de Watergate e o levam ao discurso de renúncia da Presidência dos Estados Unidos em 1974.

Claro, Cidadão Kane, de Orson Welles, está na lista.

Mostrando os jornalistas como anti-éticos, na luta pela informação, indico A Estranha Perfeita. De 2006, com Leonardo DiCaprio, o bom Diamante de Sangue, que conta a guerra civil em Serra Leone. O roteiro une uma jornalista, um mercenário e um africano local em busca de seus objetivos.

Para fechar a lista por hoje, não poderia faltar o Superman, qualquer versão. Por motivos óbvios.

3 comentários:

  1. "Boa noite, Boa sorte" é um dos meus filmes favoritos! Ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Indicaria também "Obrigado por fumar". Tem um excelente tom crítico por trás da proposta de comédia. Ótimo não só para avaliar a posição anti-ética da jornalista do filme, como também para notar o poder da argumentação utilizado pelo personagem principal.

    ResponderExcluir
  3. "Todos os homens do presidente" não pode faltar na lista! E o filmaço "O informante". "O quarto poder" também vale a pena.

    ResponderExcluir