quinta-feira, 14 de abril de 2011

Respostas essenciais para o radiojornalismo

Leia as perguntas abaixo e guarde as respostas, repetindo como um mantra:

1) No rádio, quando as notícias são consumidas?
R.: Imediatamente, e serão melhores se tiverem utilidade instântanea. A procura e obtenção das informações é um processo contínuo.

2) Em que momento um programa para de ser produzido e editado?
R.: Quando sai do ar. É o que chamamos de edição em fluxo contínuo.

3) O que estabelece a ligação entre a emissora e a região para a qual ela transmite?
R.: As notícias locais. Por isso o jornalismo é um elemnto chave no relacionamento das emissoras de rádio com seu público.

***

Como você faria a cobertura de uma importante entrevista coletiva? 
Aqui não há uma resposta objetiva, espero que vocês comentem como fariam, mas eu vou dar umas dicas.

Primeiro, antes da coletiva propriamente dita, entre com informações gerais, explicando do que se trata o evento, dando as informações mais relevantes do release. Fazer isso significa marcar território, você estará dizendo ao ouvinte que sua emissora está atenta e vai, em breve, dar outras informações. Se a entrevista não for previamente marcada esqueça este ponto.

É também importante identificar se a coletiva é relevante o suficiente para transmissão ao vivo. Caso a gerência escolha pela transmissão ao vivo, é bom o repórter fazer uma introdução, identificando quem fala. Lembre-se que o rádio não tem imagem, e precisamos deixar claro quem fala.

Procure entrar no ar de tempos em tempos, informando o ouvinte sobre o que acontece na entrevista coletiva. Não hesite: informação importante transmita sempre, o mais rápido possível!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, Robson! Nota dez! beijo, Larissa, sua prof.

    ResponderExcluir