quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que é notícia?

Pode parecer simples, mas a verdade é que o conceito de notícia tem muitos detalhes. Primeiro podemos dizer que a notícia é uma informação comunicada a alguém. Ou seja, a notícia é o relato de um fato _ se o fato não é relatado não é notícia.

Porém, pra ser notícia, esse relato de fatos deve ser de interesse e importante para a comunidade. E, segundo o professor José Luís Albertos, a notícia precisa também ser inédita: “a notícia é um fato verdadeiro, inédito e de interesse geral”, escreve Albertos.

Em resumo, uma notícia deve reunir interesse, importância, novidade e, claro, veracidade.

Para Nilson Lage, em Ideologia e técnica da notícia, “podemos definir notícia como o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante”. Começar pelo fato mais importante é o imperativo do lide. O professor complementa: “permitimo-nos encarar a notícia como algo que se constitui de dois componentes básicos: a) uma organização relativamente estável, ou componente lógico, e b) o componente ideológico”.

Portanto, para um fato virar notícia precisamos de duas coisas: a objetividade/subjetividade de quem seleciona. E o universo jornalístico disponível naquele momento _ um fato pode merecer maior ou menor destaque em função de outros fatos que ocorram no mesmo período. Em dias de ‘noticiário fraco’, com dificuldade de preencher com notícias relevantes, fatos que normalmente não são noticiados ganham destaque.

A definição do que é notícia também passa pelo perfil do seu público, por valores que dependem da linha editorial do filão que a rádio quer explorar. Definições existem muitas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário