terça-feira, 19 de abril de 2011

Rádio: uma mídia pra todos

O rádio “alcança 96% do território nacional, a maior cobertura entre todos os meios de comunicação do país, com público aproximado de 90 milhões de ouvintes. A televisão, vedete do meio, está presente em pouco mais de 87% do país. E não mais do que 60 milhões de telespectadores.”

Não podemos tratar um veículo com tamanha penetração como um patinho feio. O rádio é a melhor forma se você quiser atingir a maioria dos brasileiros, como fez a Coca Cola, em 2001, quando lançou uma campanha publicitária para comemorar 60 anos no Brasil.

Fazer rádio é cada vez mais barato. Aliás, o baixo custo de produção permite que exista mais de 3.600 estações em nosso território. O preço da aparelhagem e do equipamento de transmissão é relativamente barato: o meio de transmissão pode ser até um celular! Se possuir mais dinheiro sua rádio pode adquirir uma linha GSM e carros com retransmissores.

Com a Internet ficou ainda mais fácil: na grande rede sua rádio não requer nem licença do estado. E você pode fazer de casa, com equipamentos simples, que qualquer um pode ter em casa.

Por isso, não duvide: “o rádio é a mídia do futuro”, Alberto Dines, jornalista, em 2004.

Com informações de Milton Jung, autor do livro Jornalismo de Rádio (Ed. Contexto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário