domingo, 10 de abril de 2011

Orientações gerais para um repórter

Ano passado eu fiz um guia com dicas pra repórteres iniciantes, estudantes de radiojornalismo como eu -inclusive esse trabalho deu origem a este blog.

 Agora eu vou destacar umas orientações gerais, pra gente não se perder quando sai em busca de resposta pra nossa pauta.

Orientações para um repórter
1) Antes de sair para o cumprimento de uma pauta, o repórter precisa testar o gravador. Sempre levando pilhas adicionais.
2) O repórter não pode confiar apenas em sua memória, deve anotar o que vê e ouve.
3) Um bom repórter tem grande capacidade de observação, habilidade de comunicação, sensibilidade, criatividade e uma sólida formação intelectual.
4) O repórter precisa saber o que quer contar para o ouvinte. Assim, deve saber se precisa, por exemplo, apresentar números, encontrar personagens, apresentar uma perspectiva histórica ou levantar diferentes pontos de vista sobre o assunto
5) Nem sempre será preciso utilizar números para comprovar a tese. O jornalista pode partir de algo específico, mais restrito, que pode representar bem o que se procura comprovar. Muitas vezes, mais vale um bom caso específico que uma pesquisa oficial. 
6) O jornalista precisa estudar suas fontes antes da entrevista, saber com o que cada um pode contribuir para a matéria. 
7) As perguntas devem ser abertas (Por quê? Como? O quê?). Assim, a sonora que você gravar terá começo, meio e fim - o raciocínio completo do entrevistado. Perguntas fechadas geram respostas lacônicas, não raro limitadas a "sim" ou "não", o que dificulta a edição.
8) O repórter deve saber o que perguntar a cada fonte, deve pesquisar seu entrevistado para não cair no óbvio durante a entrevista e torná-la mais produtiva.
9) Confira os nomes próprios, peça ao entrevistado que soletre e informe-se sobre a forma correta de pronunciar o nome.
10) O repórter deve sempre preparar antecipadamente as perguntas que irá fazer, e elas devem ser claras, diretas e curtas.
11) O bom repórter não se limita ao roteiro original. As respostas devem suscitar novas perguntas, e o repórter precisa estar atento para pedir que o entrevistado esclareça dúvidas, dê exemplos ou explique melhor suas declarações. Caso ele fuja da pergunta, o repórter deve refazê-la. E se ele se ofender, não adianta bater boca. Basta fazer uma nova pergunta.
12) Permita que o entrevistado conclua o raciocínio sem interrompê-lo com interjeições, elas atrapalham na edição da entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário